Higiene oral deficiente: é a principal causa do inchaço das gengivas. A presença de placa bacteriana leva a um processo inflamatório do tecido gengival, provocando o inchaço e hemorragia – gengivite – aquando a escovagem ou passagem do fio/escovilhão. Isto acontece quando a placa bacteriana não é removida de forma eficaz, ficando presente junto do tecido gengival, alterando a sua forma, textura e cor, ficando esta inchada, com hemorragia e com cor avermelhada.

Gingivitis1-500x3251

Tabagismo: O tabaco, devido às suas propriedades, causa uma vasoconstrição dos vasos sanguíneos, mascarando a inflamação gengival. Não é causa directa na inflamação das gengivas.

Alimentação: o défice de alguns nutrientes pode levar ao aparecimento de gengivite, devido à carência de vitaminas essenciais para a saúde gengival.

Medicamentos: Anticoncepcionais e outros medicamentos específicos podem levar a efeitos secundários a nível gengival denominado este de Hiperplasia gengival. Verifica se o aumento do volume gengival, não devido à inflamação, mas sim ao efeito da medição neste tecido oral.

Hormonal : Fases da vida que geram grandes alterações hormonais – puberdade, gravidez, menopausa ou TPM – podem levar também a alteração das gengivas.

Se as suas gengivas sangram, apresentam um coloração avermelhada e estão inchadas, visite o seu médico dentista ou higienista oral para saber a causa e quais os meios para tornar as suas gengivas mais saudáveis.

2017-11-27T14:13:50+00:00