Mudar de sorriso é possível.

O sorriso é um dos principais elementos do nosso rosto, um cartão de visita que pode mudar completamente a nossa aparência, tornar-nos mais ou menos jovens, alterar a nossa auto-estima e influenciar a forma como os outros nos vêem. Dentes tortos, dentes amarelados ou acinzentados, dentes com cáries, falta de dentes, sorriso gengival… são apenas alguns exemplos de factores negativos para o sorriso e que levam tantas pessoas a desejar a mudança. Felizmente, a tecnologia e as técnicas dentárias atingiram níveis de desenvolvimento incríveis nos últimos anos, e hoje em dia é possível transformar todo o tipo de sorrisos.

Cada paciente que procura a minha clínica para alcançar o sorriso perfeito, recebe um plano de tratamento baseado no que deseja, naquilo que idealiza, e no estudo desenvolvido pela equipa, que avalia, não só, o sorriso do paciente (tonalidade, dimensão e formato dos dentes e a harmonia entre dentes e gengiva) mas também a aparência geral do rosto, a estrutura óssea, etc., de modo a alcançar melhores soluções e resultados.

Vejamos então o que a maioria das pessoas procura ver resolvido no sorriso através de procedimentos dentários estéticos e/ou funcionais:

Cor dos dentes

Se é verdade que um sorriso estético, jovem e saudável está diretamente associado a uma tonalidade de dentes mais branca, também é verdade que tonalidades excessivamente brancas, selecionadas sem critérios, podem dar um aspecto muito artificial e pouco estético ao sorriso. É por essa razão que o tom deve ser escolhido de acordo com as restantes características do paciente, como a cor do cabelo, da pele, o tom original dos dentes, etc. O nosso trabalho é encontrar a tonalidade ideal, por forma a dar-lhe um sorriso bonito, mais branco e brilhante, mas sempre com um aspecto natural.

Dentes sobrepostos, desalinhados ou com espaçamentos

Na maioria dos casos, a solução passa pela Ortodontia, pela utilização de um aparelho dentário: um aparelho tradicional fixo e de metal, ou um aparelho Invisalign, removível e transparente.
No caso de diastemas – espaçamentos entre os dentes – se o aparelho não for a melhor solução, pode optar-se pela colocação de facetas dentárias que criarão um novo sorriso por cima do original.

1.1

1

Dentes ausentes

A ausência de um ou mais dentes afeta não só a estética mas também a funcionalidade da boca: dificuldade em trincar, mastigar ou falar, são alguns dos principais problemas. Os espaços deixados vazios pelos dentes perdidos podem ser substituídos por implantes dentários, que irão resolver estes e outros problemas.

Na minha clínica temos a vantagem de ter o nosso próprio laboratório, onde estão técnicos de prótese dentária a produzir cada peça utilizada nas intervenções, com recurso a materiais de qualidade das marcas líderes mundiais. A proximidade entre a clínica e o laboratório, permite uma maior comunicação entre ambas, ao longo de todo o processo, garantindo sempre o cumprimento dos nossos padrões de qualidade.

2.1

2

Dentes rachados, partidos ou irregulares

As facetas ou as lentes de contacto dentárias são, normalmente, a solução nestes casos. Num procedimento rápido e muito pouco invasivo, os sorriso ganha um novo aspecto em harmonia com o rosto do paciente.

3.1

3

Sorriso gengival

Pode ser corrigido com uma Gengivectomia e Gengivoplastia (cirurgia em que o excesso de gengiva é removido) ou através da aplicação de Toxina Botulínica (pequenas injecções em cada lado do rosto, para travar a musculatura próxima da boca, fazendo com que o lábio superior suba menos e, consequentemente, não exponha a gengiva em demasia).

Lábios finos e maçãs do rosto pouco preenchidas

Nem só os dentes são importantes no sorriso. Os lábios e as maçãs do rosto têm impacto no sorriso, e podem ser melhorados através da aplicação de ácido hialurónico ou de Toxina Botulínica (o conhecido botox).