Cuidados de Higiene Oral em Implantes Dentários

Quando os cuidados de higiene oral não são cumpridos, ocorre acumulação de placa bacteriana em redor dos implantes, afetando os tecidos moles adjacentes.

Mucosite Peri-implantar:

Inflamação gengival reversível, circunscrita aos tecidos moles. Se não for controlada e permanecer, pode evoluir para peri-implantite.

Peri-implantite:

Inflamação irreversível dos tecidos moles acompanhada de perda óssea progressiva. Se não for controlada e progredir pode levar à perda do implante.

Como higienizar correctamente os seus implantes?

Implantes Unitários:

Fio dentário ou Super-floss:

Passar o fio dentário/super-floss em redor do implante, abrangendo a superfície vestibular, lingual/palatina e pontos de contacto, deslizando suavemente em direção à gengiva.

Escovilhão:

Passar o escovilhão entre o implante e os dentes adjacentes, permitindo a higienização dos espaços interdentários. O tamanho do escovilhão deve ser recomendado pelo higienista/medico-dentista.

Escova Uni-tufo:

O seu design angulado permite a higienização das superfícies vestibulares e linguais/palatinas do implante, alcançando, também, os pilares dos implantes.

Ponte sobre implantes:

Em implantes que suportam uma ponte é importante garantir que a área entre esta e a gengiva é corretamente higienizada. Recomenda-se a higienização individual dos implantes que suportam a ponte utilizando as opções referidas anteriormente. Para higienizar a superfície em contacto com a gengiva pode optar pelo uso do escovilhão ou super-floss.

Prótese Removível sobre Implantes:

Após a remoção da prótese removível, escovar com uma escova de dentes toda a sua superfície, tendo um especial cuidado com a zona de encaixe metálica. Atenção! Escovar a zona de encaixe metálica com uma escova uni-tufo para não danificar. Higienizar em redor do pilar/barra com uma escova uni-tufo, escovilhão ou super-floss.

Prótese Fixa sobre Implantes:

Realizar a escovagem 2x por dia com uma escova normal. Para higienizar a área em contacto com a gengiva e em redor dos pilares, utilizar super-floss, escovilhão ou uma escova uni-tufo.

Drª Rita Alves | Higienista Oral e Drº Hugo Madeira

Rita Alves
Rita AlvesDental Hygienist
Hugo Madeira
Hugo MadeiraCEO
Marcar Consulta de Avaliação
2017-11-27T14:14:13+00:00
Clinica Hugo Madeira – Estética e Implantologia Avançada