Sabia que Portugal é um dos países com maior prevalência da diabetes? Há cerca de 1 milhão de diabéticos em Portugal, entre os 20 e os 79 anos.

Hoje, dia 14 de novembro, assinala-se o Dia Mundial da Diabetes, para que os portugueses fiquem alerta para aquela que já foi considerada a pandemia do século XXI e um dos mais sérios problemas de saúde pública da atualidade.

A diabetes é uma doença crónica causada pelo excesso de açúcar no sangue e, caso não seja controlada, pode causar a morte. Deve fazer exames com regularidade, principalmente no caso de apresentar fatores de risco – sedentarismo, obesidade, hipertensão arterial, alteração do colesterol, triglicerídeos ou histórico familiar.

A diabetes pode ter consequências tão conhecidas como as doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (derrame cerebral), doenças renais ou a cegueira, mas também tem uma grande influência na saúde oral, nomeadamente no desenvolvimento da ‘doença das gengivas’ e da perda de dentes.

Diabetes e a saúde oral

Pessoas com diabetes têm maior risco no desenvolvimento de doenças gengivais avançadas, já que são geralmente mais suscetíveis às infecções bacterianas e não apresentam a mesma capacidade de combater as bactérias que invadem as gengivas.

Se os níveis de glicose no sangue não forem bem controlados, o diabético tem maior probabilidade de desenvolver as ‘doenças das gengivas’ e de perder os dentes. Como todas as infeções, as doenças gengivais podem aumentar os níveis de açúcar do sangue e consequentemente tornar o controle da diabetes ainda mais difícil.

Se tem diabetes precisa de cuidados especiais de saúde oral. Consulte o seu médico dentista com regularidade (6 em 6 meses), mantenha-o informado sobre o estado da doença e da medicação que está a fazer.

Para prevenir o aparecimento das ‘doenças das gengivas’, mantenha os cuidados de higiene oral recomendados (escovar os dentes, pelo menos, 2 vezes ao dia e usar o fio dentário) e siga uma dieta saudável.

Para saber mais sobre cuidados de saúde oral e doenças gengivais consulte: “Melhore já o seu sorriso! Revista Women’s Health”.

Para saber mais sobre a diabetes consulte: Portal da Diabetes e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia.

 

Referências

American Diabetes Association

J Periodontal Mar

Global Report on Diabetes, World Health Organi