’Não se deve comer antes de ir ao dentista’ – Mito ou realidade?

Está bastante enraizado o mito de que não se deve comer antes de vir a uma consulta ou antes de ser submetido a uma a cirurgia ou reconstrução dentária. A verdade é que não comer antes de ir ao dentista é totalmente desaconselhável e pode até trazer algumas complicações.

O facto de vir para uma consulta de estômago vazio vai fazê-lo sentir-se mais ansioso e a esperar, no caso de uma consulta de higiene oral, entre 30 a 60 minutos – tempo que o flúor demora a fazer efeito – para que possa voltar a ingerir algo.

No caso de uma cirurgia ou de um tratamento restaurador, onde existe um pequeno sangramento, é aconselhável esperar cerca de duas horas (dependendo dos casos) para que possamos voltar a comer por isso é importante que o paciente tenha comido algo antes.

O mito sobre não comer antes de ir ao dentista também preocupa os pacientes quando falamos em anestesia. A anestesia local pode provocar a aceleração dos batimentos cardíacos, que juntamente com o stress podem levar a desmaios ou más disposições. Se o paciente estiver de estômago vazio, está mais propício a sentir este tipo de indisposição. Devido à falta de sensibilidade consequente da anestesia, o paciente pode trincar a língua ou as bochechas ao tentar comer a seguir à sua consulta, por isso é aconselhável que espere passar o efeito da anestesia para comer.

Da perspectiva do médico dentista, é importante comermos antes de qualquer consulta pois quando temos fome produzimos uma quantidade excessiva de saliva e também porque existe um estímulo involuntário das glândulas salivares aquando da intervenção do médico que produz ainda mais saliva, o que dificulta o trabalho do médico dentista.

Portanto, comer antes de vir ao dentista é importante pois pode ajudá-lo a sentir-se mais relaxado. Antes de qualquer consulta, coma sempre qualquer coisa pois não sabe o tempo que pode ter que esperar para poder comer outra vez.

DICA: Para os pacientes com diabetes, é essencial que comam bem e que tomem a medicação aconselhada ou sujeitam-se a situações de hipoglicemia.

Artigo actualizado a 26 de Agosto de 2018.

Marcar Consulta
2018-08-27T10:16:54+00:00
Clinica Hugo Madeira – Estética e Implantologia Avançada