Acabo de ver um paciente esta manhã que me disse convictamente que tinha deixado de tomar o pequeno almoço para vir à consulta. Foi então que percebi que este mito está bastante enraizado e que a maioria dos meus pacientes acredita que não deve comer antes de vir a uma consulta ou antes de ser submetido a uma a cirurgia ou reconstrução dentária. A verdade é que não comer antes de ir ao dentista é totalmente desaconselhável e pode até trazer algumas complicações.

Comer antes de vir ao dentista é aconselhável em todos os tipos de tratamentos, desde uma higiene oral, a uma restauração de cárie, até a uma cirurgia.

Se o paciente for fazer uma higiene oral vai ter de usar flúor, e então é aconselhável esperar entre 30 a 60 minutos para que surta o efeito desejado, portanto mais vale que tenha comido algo anteriormente.

Também, após uma cirurgia ou tratamento restaurador existe um sangramento e o ideal é esperar cerca de 2h até à hemostase (processo que o organismo leva a cabo para parar a hemorragia), caso não tenha feito nenhuma refeição antes deste procedimento poderá estar muitas horas sem comer. Por outro lado, a anestesia local pode provocar a aceleração dos batimentos cardíacos, que juntamente com o stress podem levar a desmaios ou más disposições. Portanto, mais uma vez, comer antes de uma cirurgia ou restauração ajuda a prevenir situações como esta.

Da mesma forma, é importante comer antes de restaurações de cáries por uma questão de conveniência. Devido à falta de sensibilidade consequente da anestesia, o paciente pode trincar a língua ou as bochechas ao tentar comer a seguir ao tratamento, por isso é aconselhável que espere passar o efeito da anestesia para comer.

Já no caso de pacientes com diabetes, comer uma refeição ou um snack e tomar a medicação é extremamente importante ou sujeitam-se a situações de hipoglicemia.

Da perspectiva do médico dentista, há uma outra questão que diz respeito à quantidade de saliva que se produz quando se tem fome. As glândulas salivares são involuntariamente estimuladas enquanto o médico faz o seu trabalho e há uma maior produção de saliva quando temos fome, o que dificulta bastante o trabalho do médico.

Finalmente, comer antes de vir ao dentista ajudá-lo-á a sentir-se mais relaxado. Se estiver com fome vai estar ansioso mais facilmente. Quando estamos com fome a tendência é para estarmos mais agitados e irritáveis.

Hugo Madeira
Hugo MadeiraCEO | DDS
Marcar Consulta de Avaliação