A consulta de higiene oral é uma especialidade da medicina dentária que tem como principais objectivos o diagnóstico, prevenção e terapêutica das doenças orais e consequentemente a manutenção de todos os tratamentos efectuados nas outras especialidades da medicina dentária.

Mais especificamente, na consulta de higiene oral é realizado o diagnóstico de lesões de cárie dentária, doenças gengivas como a gengivite e a periodontite, entre outros problemas existentes. É efectuado, também, a remoção de placa bacteriana e tártaro através da destartarização, alisamentos radiculares e polimento da superfície dentária. A aplicação tópica de flúor, selantes de fissura e dessensibilizantes também podem ser considerados, dependendo das características orais de cada doente.

A educação e promoção de bons hábitos de saúde oral, são também um dos principais objectivos da consulta de higiene oral. Em todas as consultas são realizados ensinos teóricos e práticos, através da demonstração de técnicas de escovagem e complemento da higiene oral no sentido de promover a saúde oral e prevenir possíveis patologias orais.

A frequência das consultas de higiene oral são determinadas pelo higienista ou médico dentista, dependendo sempre das condições orais apresentadas por cada doente, sendo determinantes na manutenção de um sorriso saudável.

CUIDADOS DE HIGIENE ORAL

 – Escove os dentes no mínimo 2x por dia;

– Utilize como complemento da escovagem o fio ou fita dentária uma vez por dia, de preferência à noite;

– Utilize um dentífrico com flúor e uma escova média ou suave;

– Não esquecer que a escova tem de ser trocada a cada 3 meses ou quando os filamentos começam a ficar danificados;

– Faça uma alimentação variada e evite o consumo de alimentos açucarados (principalmente nos intervalos das refeições);

Visite o seu higienista oral pelo menos de 6 em 6 meses.

Clínica Implantologia Avancada

Marcar Consulta de Avaliação