A Hiperatividade e Déficit de Atenção podem ter origem em problemas ortodônticos

O seu filho é muito agitado, dá muito trabalho em casa e na escola? Foi-lhe diagnosticada hiperatividade e déficit de atenção pelo pediatra?

E se lhe disséssemos que a hiperactividade e o déficit de atenção podem ter uma origem em problemas ortodônticos? E que não precisa de administrar ao seu filho uma bateria de medicamentos pesados?

Sim, é verdade.

Problemas ortodônticos podem estar na origem da hiperatividade e déficit de atenção

O desalinhamento dentário não é apenas um problema estético, tem implicações funcionais e articulares ao nível da boca. Pode degenerar em problemas articulares e musculares, condicionando a mastigação, a fala e até a respiração, explica a Drª Isabel Jorge, uma das ortodontistas da Clínica Hugo Madeira.

Por vezes, estes problemas não são diagnosticados pelos médicos pediatras logo na infância. Chegam até à nossa clínica crianças hiperativas e com déficit de atenção devido a problemas respiratórios, consequência de maxilares superiores estreitos que impedem o funcionamento das vias respiratórias. E, ao contrário dos adultos, as crianças com apneia de sono tornam-se hiperactivas, isto é algo muito importante e que para muitos até agora era desconhecido.

No caso de maxilares superiores estreitos, que dificultam a respiração nasal, utilizamos um aparelho ortopédico que vai permitir expandir a arcada superior, o que vai ajudar não só nas vias nasais, mas também a mordida, estética e no descanso pleno durante o sono.

Isabel Jorge
Isabel JorgeDDS
Marcar Consulta de Avaliação