É denominada doença periodontal todas as alterações que afectam os tecidos que conferem suporte dentário, desde a gengiva ao osso.

São causados pela presença de placa bacteriana, uma película amarelada constituída por bactérias orais que adere à superfície dentária quando não é removida diariamente através da escovagem e utilização de meios complementares de higiene oral.

Num estágio inicial, a inflamação gengival é denominada de GENGIVITE. A placa bacteriana quando acumulada na superfície dentária, em redor da margem gengival, as bactérias que a constituem vão produzir toxinas responsáveis pelo processo inflamatório do tecido gengival. Os tecidos subjacentes à gengiva não são afetados (Figura 1). Este estágio da inflamação é reversível, isto é, se todos os factores que estão a causar a inflamação gengival forem removidos, através da escovagem, da utilização de meios complementares de higiene oral, a saúde gengival volta a ser restabelecida.

Figura 1. Gengivite - Estágio Inicial da Inflamação Gengival

Figura 1. Gengivite – Estágio Inicial da Inflamação Gengival

Quando a inflamação gengival não é tratada, esta progride progressivamente, afetando os tecidos subjacentes à gengiva que garantem o suporte dos dentes (fibras que fazem a ligação dente/osso alveolar e o próprio osso alveolar).

Esta condição denomina-se PERIODONTITE. Em redor da gengiva forma-se uma bolsa periodontal, como consequência da perda dos tecidos que suportam os dentes (Figura 2). Estes uma vez perdidos, não são restabelecidos fisiologicamente, sendo a periodontite uma doença com carácter irreversível, mas passível de ser controlada, evitando, desta forma, a perda progressiva dos tecidos que suportam os dentes.

Figura 2

Figura 2

Figura 2.1

Figura 2.1

Num estágio mais avançado da doença, o escasso suporte ósseo provoca uma maior instabilidade dentária, originando mobilidade dentária, alteração na posição das peças dentárias, levando mesmo à perda dos dentes (Figura 3).

Figura 3

Figura 3

Como sei se apresento doença periodontal?

Visite o seu Higienista Oral ou Médico Dentista se apresentar qualquer um dos seguintes sintomas:

– Gengiva avermelhada, inchada e/ou com hemorragia durante a escovagem ou realização dos meios complementares de higiene;

– Dentes que parecem mais longos devido à retração gengival;

– Secreção de pús em redor dos dentes e ou na bolsa periodontal;

– Mau hálito constante ou gosto amargo na boca.

Tratamento

Num estágio inicial da inflamação gengival, através dos cuidados de higiene oral diários que incluem a escovagem no mínimo 2x por dia, utilizando uma correcta técnica de escovagem, complementada através do uso de meios auxiliares de remoção de placa bacteriana (fio dentário, escovilhão…) a gengivite pode ser tratada. O objectivo da escovagem e complementos é garantir a remoção da placa bacteriana e impedir que a sua formação propicie a inflamação gengival. Aconselhe-se com o seu higienista oral acerca técnica de escovagem mais indicada, assim como os meios complementares de higiene oral, que devem ser sempre direionados de acordo com as necessidades de cada um, assim como, qual o dentífrico/colutório a utilizar no sentido coadjuvar o restabelecimento da saúde gengival.

Em estágios mais avançados de periodontite activa, os cuidados de higiene oral diários per si não são suficientes para controlar a inflamação. É necessário recorrer a uma consulta especializada, no sentido de realizar um diagnóstico para determinar o estágio em que se encontra a inflamação e posteriormente proceder à destartarização e alisamentos radiculares, com o obetivo de remover todos os fatores que propiciem a inflamação (placa bacteriana e tártaro). A motivação e a instrução meticulosa dos cuidados a ter no dia-a-dia são a chave para o controlo da doença, e devem, mais uma vez ser direcionados de acordo com a necessidade de cada paciente. A periodicidade das consultas de controlo devem ser definidas com um intervalo menor aos 6 meses recomendados, no sentido de acompanhar a evolução da doença e garantir um controlo minucioso.

Rita Alves
Rita AlvesDental Hygienist
Marcar Consulta de Avaliação