Quando os cuidados de higiene oral não são cumpridos, ocorre acumulação de placa bacteriana em redor dos implantes, afetando os tecidos moles adjacentes.

Mucosite Peri-implantar:

Inflamação gengival reversível, circunscrita aos tecidos moles. Se não for controlada e permanecer, pode evoluir para peri-implantite.

Peri-implantite:

Inflamação irreversível dos tecidos moles acompanhada de perda óssea progressiva. Se não for controlada e progredir pode levar à perda do implante.

Como higienizar correctamente os seus implantes?

Implantes Unitários:

Fio dentário ou Super-floss:

Passar o fio dentário/super-floss em redor do implante, abrangendo a superfície vestibular, lingual/palatina e pontos de contacto, deslizando suavemente em direção à gengiva.

Escovilhão:

Passar o escovilhão entre o implante e os dentes adjacentes, permitindo a higienização dos espaços interdentários. O tamanho do escovilhão deve ser recomendado pelo higienista/medico-dentista.

Escova Uni-tufo:

O seu design angulado permite a higienização das superfícies vestibulares e linguais/palatinas do implante, alcançando, também, os pilares dos implantes.

Ponte sobre implantes:

Em implantes que suportam uma ponte é importante garantir que a área entre esta e a gengiva é corretamente higienizada. Recomenda-se a higienização individual dos implantes que suportam a ponte utilizando as opções referidas anteriormente. Para higienizar a superfície em contacto com a gengiva pode optar pelo uso do escovilhão ou super-floss.

Prótese Removível sobre Implantes:

Após a remoção da prótese removível, escovar com uma escova de dentes toda a sua superfície, tendo um especial cuidado com a zona de encaixe metálica. Atenção! Escovar a zona de encaixe metálica com uma escova uni-tufo para não danificar. Higienizar em redor do pilar/barra com uma escova uni-tufo, escovilhão ou super-floss.

Prótese Fixa sobre Implantes:

Realizar a escovagem 2x por dia com uma escova normal. Para higienizar a área em contacto com a gengiva e em redor dos pilares, utilizar super-floss, escovilhão ou uma escova uni-tufo.

Drª Rita Alves | Higienista Oral e Drº Hugo Madeira

Rita Alves
Rita AlvesDental Hygienist
Hugo Madeira
Hugo MadeiraCEO
Marcar Consulta de Avaliação