P: O que é um aparelho Invisalign?

R: Estes alinhadores são concebidos especificamente para cada paciente e vão sendo substituídos consecutivamente em intervalos de duas semanas. À medida que o tratamento vai decorrendo, e que os aparelhos alinhadores vão sendo substituídos, pelo próprio paciente, os dentes vão-se movimentando, semana a semana, até estarem perfeitamente alinhados na posição estabelecida.

P: O Invisalign é para todos os casos?

R: A tecnologia tem avançado e deixou de ser um aparelho utilizado apenas para pequenas correções. É actual uma resposta a quase todos os casos de desalinhamento dentário.

P: Pode ser usado em crianças?

R: Sim, pode ser usado em crianças. É um aparelho muito popular nos EUA, as vantagens são diversas sendo que a higiene, os defeitos de esmalte e ser invisível são as principais mais valias que fazem os pais optar por este aparelho e não os convencionais.

P: O tratamento irá ser doloroso?

R: A maioria das pessoas irá sentir algum desconfortono no ínicio do tratamento. Esta situação é normal. É um sinal de que os alinhadores da Invisalign estão a funcionar, movendo os dentes para o seu destino final. Após o decorrer de alguns dias da colocação de um novo alinhador, o desconforto deverá desaparecer gradualmente.

Caso não aconteça, contacte o seu dentista.

P: O uso dos alinhadores da Invisalign, afetará a minha fala?

R: Tal como todos os tratamentos de ortodontia, os alinhadores poderão afetar temporariamente a sua fala, resultando numa pequena alteração da sua pronúncia, durante um dia ou dois. No entanto, conforme a habituação da sua língua, com o uso dos alinhadores na sua boca, a sua pronúncia ou pequena desconforto na sua fala, irá desaparecer.

P: Existe restrições na alimentação?

R: Em geral não. Diferente de outros tratamentos ortodonticos tradicionais, não há limitações quanto a comida e a bebida, já que os alinhadores devem ser tirados para comer.

Isabel Jorge
Isabel JorgeDDS
Marcar Consulta de Avaliação